Pai me compra um amigo
Pai, me compra um amigo?, de Pedro Bloch conta a história de Bebeto, um garoto inseguro, tímido e carente que cresceu sentindo falta de atenção dos pais que trabalhavam e o deixavam aos cuidados de uma babá.
Ao dar seus primeiros passos ao invés do abraço recebeu uma palmada da babá que estava assistindo a novela. Quando tinha cinco anos pediu ao pai que comprasse um cachorrinho — queria ter um amigo — e como resposta levou a maior bronca dos pais. Então pediu que o pai lhe comprasse um amigo e o pai, é claro, nem percebeu a solidão do garoto e apenas retrucou onde comprar um amigo?
Esta é a história de Bebeto, um menino diferente que queria apenas achar seu lugar no mundo: ser aceito, compreendido e amado. Apesar de ter uma família com excelente condição financeira, sentia-se solitário — pais ausentes, colegas preconceituosos.
Discriminado por seus colegas de escola tornou-se um menino triste, rejeitado e de baixa estima até o dia em que Paula — uma colega de escola que aos poucos estava tentando entende-lo e apoiá-lo — convence seus amigos a ajudá-lo.
Bebeto, por sua vez, muda sua atitude e passa a se esforçar mais em suas atividades escolares e isto, é claro, faz com que se socialize mais com os demais colegas que acabam percebendo que aquele menino “bobo” era inteligente, jogava xadrez e pensava como gente grande, portanto, merecia uma oportunidade.
Bebeto descobre que não é tão diferente dos outros como pensava e que não era o único a ter problemas e, entao, decide lutar para conquistar a atenção e o carinho de seus pais. Quando finalmente o pai de Bebeto percebe o quanto tinha negligenciado o seu filho e o quanto este estava se esforçando, começa a tentar conhecer o próprio filho.
Pai, me compra um amigo?, do Pedro Bloch, é sem dúvida uma comovente história de um grande valor humano e pedagógico que aborda as relações humanas e o preconceito contra o que é diferente.
Este livro deveria ser lido por todos, por