The Perceived Attractiveness of Chinese Products by German Consumers
The Perceived Attractiveness of Chinese Products by German Consumers—A Sociopsychological Approach
Heidi Kreppel; Dirk Holtbrügge, Journal of Global Marketing, 25:79–99, 2012.
Disciplina Tópicos Avançados de Marketing
Prof. Dr. Eduardo Spers
Escola Superior de Propaganda e Marketing
Programa de Doutorado em Gestão Internacional
Ricardo Osorio de Oliveira
Doutorando
Análise Temática/ Resumo
O texto é aborda uma das principais dificuldades que os produtos chineses ainda enfrentam, apesar da crescente internacionalização de suas empresas: uma imagem negativa que os produtos chineses possuem em alguns países.
É um estudo pscicosociológico, e o arcabouço teórico é baseado na teoria da identidade social e a teoria do aprendizado social (ambas, desconhecidas por mim até a leitura deste artigo).
Os principais resultados encontrados foram que idade do indivíduo, nível educacional, status ocupacional e experiência internacional tiveram efeitos significativos sobre a atratividade percebida dos produtos chineses, ao passo que uma experiência individual na China, não.
Campo conceitual do artigo
A crescente presença internacional de companhias de países emergentes (e da China em especial para o estudo) é uma realidade. Mas, os efeitos negativos observados para o constructo País de Origem impedem a sua plena aceitação por parte dos consumidores e levaram a muitas entradas de mercado mal sucedidas ou mesmo fracassadas (Temporal, 2005; Zeng & Williamson, 2003). Isso se deve à imagem até hoje sempre associada à China e aos produtos chineses: mão de obra barata e qualidade duvidosa. Inacreditavelmente, pouco tem sido estudado sobre esse constructo e os produtos chineses, mesmo que inúmeros sejam os casos de produtos rejeitados a priori pelos consumidores pela sua origem.
A literatura do país de origem de efeitos é focada principalmente em países industrializados, como os Estados Unidos, Reino Unido e Austrália (Dinnie, 2004).