Origem do Handebol
O handebol é um esporte coletivo que foi criado pelo professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. Após ter as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, o esporte começou a ser praticado de forma competitiva em países como, por exemplo, Áustria, Suíça e Alemanha.
Nesta fase inicial, as partidas de handebol eram realizadas em campos gramados parecidos com de futebol. Assim como no futebol de campo, cada equipe de handebol era composta por onze jogadores.
Nos Jogos de 1936 em Berlin, disputou-se uma única vez o handebol de campo, com onze jogadores de cada lado. Em 1946, durante o congresso de Copenhague, a Federação Internacional de Handebol mudaram de onze para sete jogadores por equipe, tornando o esporte especifico para quadras. O desporto voltou a ser olímpico nos Jogos de 1972. Em 1972 o jogo foi incluído nos Jogos Olímpicos de Berlin apenas com a categoria masculina, mas em 1976 a categoria feminina foi também incluída em Montrela-Canadá.
Handebol na Europa e no Brasil
A Europa é o grande centro do handebol no mundo. Por ter sido criado e se popularizado no continente, mais especificamente na Alemanha, é lá que surgem as grandes estrelas desse esporte. Em 1946, a Federação Internacional de Handebol foi fundada por oito países europeus e desde então outras nações sempre competiram nos campeonatos da mundiais da modalidade, porém as medalhas sempre foram conquistadas por nações europeias. A Federação Europeia de handebol foi fundada em 1991. Tempos depois, em 1995, o campeonato mundial foi modificado de um evento quadrianual para bianual, e a federação do continente deu início ao seu torneio sujo servia também de qualificatório para o campeonato do mundo.
O handebol chegou ao Brasil no período da I Guerra Mundial (1914 – 1918) por meio de imigrantes alemães. Em 1940 foi fundada a Federação Paulista de Handebol e a modalidade se oficializou quando, em 1954, foi organizado, em São Paulo, o I Torneio Aberto de Handebol.