produção sementes de soja
A produção de semente de soja de boa qualidade é um desafio para o setor sementeiro, principalmente em regiões tropicais e subtropicais.
O produtor de semente necessita atender o cliente, entretanto, uma superprodução resulta em dificuldades, pois a semente é um organismo vivo e, como tal, guardá-la de um ano para outro envolve condições especiais de armazenamento, encarecendo o produto. Para produção de semente, o fator qualidade tem prioridade sobre o fator produtividade, entretanto, para a produção de sementes de alta qualidade os melhores períodos de semeadura ocorrem em meados de novembro a meados de dezembro.
No trabalho está relatado como é realizado o processo de produção de sementes, como proceder para obter sementes de alta qualidade através de diferentes métodos.
2. PRODUÇÃO DE SEMENTES DE SOJA
Para a produção de sementes de soja é necessário seguir as normas gerais para a produção de semente básica, semente registrada, e semente fiscalizada. Estas classes são resultantes das sementes genética e da semente pré-básica.
O produtor de sementes para efeito destas normas devera estar registrado do departamento de produção vegetal da SAA (Secretaria da Agricultura e Abastecimento) e obtenha credencial junto a ECF (Entidade Certificadora e Fiscalizadora) para a produção de semente de soja de acordo com as normas em vigor. O produtor deverá ter infraestrutura para beneficiamento de semente com capacidade de armazenamento, com a capacidade de produção pretendida, maquinas e equipamentos e outras informações pertinentes. Deverá também possuir um responsável técnico, técnico auxiliar, engenheiro agrônomo, devidamente registrado no CREA.
Após o produtor devidamente credenciado ele estará apto a produzir sementes básica de soja no qual deve dispor de área apropriada e de equipamentos adequados e apresentar documentação de acesso a semente genética.
Para a produção de semente básica registrada e