REVOLUÇÃO RUSSA
Aspectos ideológicos :
Nicolau defendia a política absolutista e chegava a ser cruel com quem enfrentassem suas ideias .
Qual grupo social que defendia ?
Nicolau II defendia a autocracia, era um autocrata absoluto, apesar de saber que suas ideias de o que era certo ou errado para a Rússia eram impossíveis, ele não abria mão de suas concepções para o bem da nação ; defendia também a burguesia .
Qual foi sua participação na Revolução ?
Nicolau foi uma figura mítica na história da revolução. Com sua liderança forte e centralizada, mas ainda assim pouco compreensiva e bastante rigorosa, este último Czar russo acabou por traçar o seu próprio destino fatal ao levar a nação a entrar na 1ª Guerra Mundial, o que deu ainda mais motivos ao povo para o querer ver fora do poder. No fim de tudo isto, o que fica é um pequeno período de tempo que mudou por completo a mentalidade da população russa e acabou alavancando colossalmente a sua economia!
Stalin usava seu poder para destruir todos os que surgiram em seu caminho. Temido e admirado que conseguiu seu poder graças a esperteza impiedosa .
Qual grupo social que defendia ?
Stalin defendia o Stalinismo que abusava de seu poder para destruir todo e qualquer que o desafiasse .
Qual foi sua participação na Revolução ?
Desempenha, na Revolução de Outubro de 1917, um papel principalmente de organizador. É nomeado comissário das Nacionalidades no Conselho dos Comissários do Povo. A 3 de fevereiro de 1922, Stalin é eleito secretário-geral do Partido Comunista da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) .
Stalin ataca abertamente a tese de Trotski sobre a "revolução permanente". Com a morte de Lênin, a 21 de janeiro de 1924,