resenha biblia
SCLIAR, MOACYR. Os Leopardos de Kafka. São Paulo: Companhia das Letras c2009 123p.
Referência Biográfica
Moacyr Jaime Scliar nasceu em 23 de março de 1937 em Porto Alegre. Seus pais eram José e Sara dois judeus europeus que mudaram para a América em busca de melhor sorte, já que haviam sido vitimas de perseguição em sua terra natal.
Moacyr foi alfabetizado por sua mãe, que era professora primária, em 1943 cursa o colégio lídiche, uma escola de educação e cultura. Em 1948 vai estudar no colégio Rosário onde termina o ensino médio. Por essa época começa suas primeiras experiências com a literatura, logo recebe um prêmio literário. Mas, profissionalmente Moacyr decide-se pela medicina e vai estudar na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1955.
As carreiras de escritor e médicos são percorridas juntas, uma completando a outra. Na década de 1970, em Israel, cursou a pós-graduação em medicina, também se tornou doutor em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública.
Moacyr tem como sua autoria oitenta livros em vários gêneros como romance, ficção e infanto-juvenil. Já foi premiado com diversos prêmios da literatura como APCA, Jabuti e o casa de Ias Américas.
Resumo
Os Leopardos de Kafka narra à história de Benjamin Kantarovitch, conhecido como Ratinho devido ao seu físico franzino, um jovem com um ideal comunista e muitos sonhos que morava em uma pequena comunidade na Rússia.
Ratinho se reunia com seus colegas para discutir sobre o Manifesto do Partido Comunista de Karl Marx, um desses colegas era Iossi que some misteriosamente. Ao voltar conta que recebeu uma missão de Leon Trotsky, mas adoece e não consegue completar sua missão, então no seu leito de morte pede para que Ratinho completasse sua missão.
Depois de muito pensar Ratinho decide atender ao último pedido do amigo, mas ele era um rapaz muito desastrado, e quando chega a Praga perde o envelope