resenha do livro manual da biblia hebraica
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO – DPG
PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA EXEGÉTICA
Marcelino Silva Oliveira
RESENHA DO LIVRO MANUAL DA BÍBLIA HEBRAICA
Recife – Pernambuco
2009
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como propósito realizar uma resenha do livro manual da bíblia hebraica, do Edson de Farias Francisco, professor de teologia da faculdade Metodista em São Bernardo do Campo, SP. O trabalho foi elaborado para cumprir exigências acadêmicas da disciplina Manuscritologia Bíblica do VT, que faz parte da grade curricular do curso de Pós-Graduação em Teologia Exegética do Antigo e Novo Testamentos do Seminário Presbiteriano do Norte – SPN.
RESENHA
Marcelino Silva Oliveira
FRANCISCO, Edson de Faria. Manual da Bíblia Hebraica: introdução ao texto massorético. São Paulo: Vida Nova, 2003. 270pp
O autor é professor da faculdade de teologia da Igreja Metodista em São Bernardo do campo, SP. Segundo o mesmo esse manual têm como propósito orientar os estudantes da língua hebraica, a entenderem o texto da BHS e seu aparato crítico.
O prefácio do manual nos dá uma orientação sobre a data da edição da BHS; trás também a afirmação de que a BHS é considerada a edição crítica padrão do texto massorético desde seu surgimento. Faz ainda uma diferença entre a BHS e a BHK, sendo que considera a BHS continuação da sua antecessora (BHK).
O livro também nos esclarece sobre algumas novidades mais importantes que difere uma da outra. Esses esclarecimentos estão relacionados ao tipo de letra, massora e aparato crítico. Trás a tradução das abreviaturas e termos técnicos, ao mesmo tempo nos auxilia no aprofundamento dos idiomas, como o texto hebraico e o grego, usando para isso o alfabeto das duas línguas.
O esclarecimento das abreviaturas é dividido em quatro partes para nos dá uma maior compreensão do mesmo. Essa divisão se dá da seguinte forma: 1- abreviatura geral;