RELATÓRIO - ENSAIO DE COMPACTAÇÃO
CURSO: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
COMPONENTE CURRICULAR: MECÂNICA DOS SOLOS
PROFESSORA: JUCELINE BATISTA
ALUNOS: JOSÉ ALCY / JOÃO LUCAS / EDMÁRIO MARTINS
FRANCISCO CÍCERO / LUCAS NOGUEIRA
MORADA NOVA, 17 DE MAIO DE 2014.
1 - INTRODUÇÃO: A resistência do solo está diretamente relacionada com seu grau de compacidade quando é adensado por um determinado esforço. Para cada tipo de solo e para cada esforço de compactação existe uma determinada umidade, denominada umidade ótima de compactação, na qual ocorrem as condições em que se pode obter o melhor adensamento, ou seja, a maior massa específica seca. Nesta condição, o solo também apresenta menor porosidade, caracterizando assim um material mais durável e mais resistente mecanicamente.
2 – OBJETIVOS: Determinar a umidade ótima do solo, para uma dada energia de compactação; Determinar a curva de compactação.
3 - MATERIAIS E MÉTODOS:
3.1. Os equipamentos utilizados são:
Almofariz;
Mão de gral recoberta de borracha;
Molde cilíndrico com base e colarinho;
Balança;
Capsulas de alumínio;
Soquete cilíndrico;
Extrator de amostras;
Estufa;
4 – DESENVOLVIMENTO:
Para o ensaio de compactação, pegou-se aproximadamente 7 kg de solo e feito o destorroamento. Compactamos a amostra no molde cilíndrico em cinco camadas iguais, foram aplicados 55 golpes em cada ponto, e após cada ponto, retiramos o colarinho e a base e aplainamos a superfície do solo até a altura do molde e pesamos o cilindro e o solo úmido compactado. Com o extrator, retiramos a amostra do molde e dividimos o solo em duas partes, em seguida, retiramos uma pequena quantidade de solo para a determinarmos o teor de umidade. Após cada ponto compactado, o mesmo é desmanchado para que seja compactado o próximo ponto, repetindo-se cinco vezes. Homogeneizamos a amostra com 2%; 3%; 4%: 6% e 8%.
5 – RESULTADOS:
6 – CONCLUSÃO:
Podemos ver através deste ensaio que a água é muito