Relatório mecânica dos solos sobre ensaio de compactação pelo método da frigideira.
LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL – CVT05S2
SUZANA VIEIRA VALOIS
MANAUS – AM
2013
RELATÓRIO DE MECÂNICA DOS SOLOS
ENSAIO DE COMPACTAÇÃO PELO MÉTODO DA FRIGIDEIRA
Relatório apresentado ao Professor Edisley Martins Cabral, como um dos pré-requisitos para obtenção de nota na disciplina de Fundamento de Mecânica dos Solos.
MANAUS – AM
2013
SUMÁRIO
1.1 INTRODUÇÃO TEÓRICA 4 1.2 OBJETIVOS 5 1.3 MATERIAL UTILIZADO 5
2.0 PROCEDIMENTOS DO EXPERIMENTAL 5 2.1 RESULTADOS 5
2.2 CONCLUSÃO 6 2.3REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS . 6
1.0 INTRODUÇÃO TEÓRICA
O Objetivo deste ensaio consiste em compactar uma porção de solo em um cilindro com volume conhecido, fazendo-se variar a umidade de forma a obter o ponto de compactação máxima no qual obtem-se a umidade ótima de compactação. O ensaio pode ser realizado em três níveis de energia de compactação: normal, intermediária e modificada.
Os solos, para que possam ser utilizados nos aterros das obras de terraplenagem, devem preencher certos requisitos, ou seja, certas propriedades que melhoram o seu comportamento, sob o aspecto técnico, transformando-os em verdadeiro material de construção. Esse objetivo é atingido de maneira rápida e econômica através das operações de compactação. Umidade do solo desempenha papel fundamental na obtenção de densidades máximas para determinado tipo de solo, exigindo-se a utilização do teor ótimo de umidade no processo de compactação.
Umidade Ótima- É o teor de umidade que, ao ser adicionado ao solo, permite que este, após compactado, adquira a maior massa específica aparente seca (gs) possível.
A compactação é um método de estabilização e melhoria do solo através de processo manual ou mecânico, visando reduzir o volume de vazios do solo. A compactação tem em vista estes dois aspectos: aumentar a intimidade de contato entre os grãos e tornar o aterro mais homogêneo melhorando as suas características de resistência, deformabilidade