kkkk
RELATÓRIO MECÂNICA DOS SOLOS
NOME: ALLAN HARISSON NOBRE DE BASÍLIO, N° 02;
TURMA: ACRÓPOLE 578, EDIFICAÇÕES;
TURNO: MANHÃ;
MATÉRIA: MECÂNICA DOS SOLOS;
PROFESSOR: WANDERSON SOUSA.
Fortaleza/2013
EXPERIÊNCIAS DE MECÂNICA DOS SOLOS
TEOR DE UMIDADE; DENSIDADE REAL DOS SOLOS; GRANULOMETRIA; LIMITE DE LIQUIDEZ E LIMITE DE PLASTICIDADE; COMPACTAÇÃO DOS SOLOS
Relatório apresentando à disciplina de
Mecânica dos solos, do curso de Edificações.
Professor: Wanderson Sousa
INTRODUÇÃO
Os solos são constituídos de um conjunto de partículas com água (ou outros líquidos) e ar nos espaços intermediários. As partículas de maneira geral podem deslocar-se entre si. Em alguns casos podem ocorrer pequenas cimentações, mas de grau extremamente baixo, quando comparada aos cristais de rochas de concreto. O estudo da Mecânica dos define-se pelo movimento entre as partículas.
As partículas que constituem um solo podem possuir diâmetros variados classificam-se como pedregulhos, areias, siltes e argilas. Os solos são identificados por sua textura, composição granulométrica, plasticidade, consistência ou compacidade, citando-se outras propriedades que auxiliam sua identificação, como estrutura, forma dos grãos, cor, cheiro, friabilidade, presença de outros materiais.
No experimento foram analisados dois dos principais parâmetros: teor de umidade e índice de plasticidade. Também foi realizada a classificação granulométrica, para identificação dos grossos em seus diferentes diâmetros.
TEOR DE UMIDADE (NBR 6457)
OBJETIVO: O objetivo do ensaio é determinar a porcentagem de umidade presente em uma determinada amostra de solo pelo método da estufa, frigideira e speedy. A umidade, como será visto mais adiante, é importante para a determinação de outros índices físicos: limite de liquidez e limite de plasticidade.
INTRODUÇÃO: A umidade de solos é