Frequência Estudos Literários
Jakobson usou o vocábulo literaturnost. O Objeto da ciencia da literatura não é a literatura mas a literariedade, o que faz de uma determinada obra uma obra literária.
2. Identifique o conceito (Texto/Co-texto/Contexto/Macrotexto/Paratexto) a que se refere a seguinte afirmação: “o conjunto de todos os objectos, circunstâncias e acontecimentos extra-linguisticos (materiais ou imateriais, reais ou imaginados) que, mediata ou imediatamente, determinam a produção da mensagem e a que esta, explicita ou implicitamente, se refere ou faz supor.” Contexto.
3. Defina suscintamente Código Literário:
Conjunto de regras que permite ordenar e combinar unidades num quadro de um determinado sistema semiótico para gerar processos de significação e de comunicação que se convertem em textos.
4. O que é, para si, Paraliteratura?
É um fenómeno delimitado e caracterizado do ponto de vista histórico, sociológico, económico e tecnológico. Faz-se a distinção entre uma literatura elevada e uma inferior, entre géneros maiores e géneros menores.
5. Defina cânone e exemplifique:
Trata-se de um modelo que é aplicado como norma. Considera-se cânone o corpo de obras social e institucionalmente consideradas “grandes”.
6. Reportando-se às categorias teóricas de modos, géneros e subgéneros literários, assinale com V (verdadeira) ou F (falsa) as seguintes afirmações:
a. Quando se fala em modos literários, entende-se por esta expressão basicamente os chamados modos fundacionais da literatura: o modo lírico, o modo narrativo e o modo dramático. V
b. Os modos literários constituem abstrações de propriedades fundamentais, concretizadas nos géneros literários. V
c. Os modos literários são entidades mutáveis, com limites difusos, tanto no plano diacrónico, como no plano sincrónico. F
d. Os géneros literários são categorias substantivas, por natureza instáveis e transitórias, sujeitas ao devir da História, da Cultura e dos valores que as