jornalismo
Apresentação e justificação do tema
A publicação da revista Ponto & Vírgula nos anos oitenta, por iniciativa de um
grupo de intelectuais mindelenses, representou um dos fenómenos mais relevantes no contexto histórico-literário e cultural cabo-verdiano do momento não obstante a curta longevidade da sua existência. Daí se reconhecer e valorizar o impacto que teve no cenário literário cabo-verdiano, no momento histórico em que se deu à estampa, e pretender-se tomar essa publicação como objecto de estudo e de pesquisa.
Acredita-se que a sua recepção tenha sido grande, em todo o território nacional, tendo sido objecto de leitura por um número considerável de leitores se bem que com diferentes perfis, intuitos e interesses. A justificar esta percepção surge, sem que nada o previsse, a Edição Fac-similada da Revista, no ano de 2006, integrando o conjunto dos dezassete números bimestrais editados. A nossa indagação sobre essa reedição conduziu-nos a este estudo com o intuito de tentar perceber as razões que levaram a
Editora e os Autores a desejar e a concretizar esse desiderato na presente conjuntura, quando já parecia ultrapassada a vontade da realização de um tal projecto.
Na verdade, sabe-se que o impacto da revista Ponto & Vírgula extravasou as fronteiras nacionais. Disso nos dá conta alguns textos de carácter elogioso, encomiástico, insertos nas páginas desta publicação e que merecem certamente uma atenção ao longo deste trabalho.
Enquanto Revista, de carácter multifacetado, abrangendo um grande número de textos de variados domínios do conhecimento – da Literatura, à Linguística, ao Folclore, à História, à Cultura, Geografia, à Saúde, à Música, entre outros – necessário se torna, para quem almeja desenvolver um estudo tendo-a como objecto de abordagem, delimitar os campos de incidência com o intuito de compreender o papel que representou e a importância que teve no campo cultural. É assim que esta pesquisa tem como pretensão