Jornalismo
INFOGRÁFICOS: UM ESTUDO DE CASO*
Natan Pereira PEDROZA1
Ed Porto BEZERRA2
Marcos NICOLAU3
Universidade Federal da Paraíba
RESUMO: A forma com que produzimos e recebemos conteúdo informativo vem sofrendo constantes mudanças decorrentes da era digital. Isso se deve principalmente ao fato de que os avanços tecnológicos possibilitam cada vez mais a produção e propagação de informações, a partir da criação e/ou aperfeiçoamento de determinadas aplicações. Nosso estudo busca analisar especificamente as ferramentas Google Fusion Tables (GFT) e Tableau Public (TP) para o jornalismo em base de dados, a fim de identificar suas principais características, possibilidades de uso e tendências da infografia para o webjornalismo. A partir da montagem e análise de infográficos nas duas ferramentas mencionadas, é possível estabelecer determinados padrões para a produção de conteúdo atual. Requerendo uma maior velocidade nos processos de criação e posterior difusão midiática, tais métodos mostram-se indispensáveis ao desenvolvimento do trabalho jornalístico atual diante de suas formas de produção.
PALAVRAS-CHAVE: Infografia. Ferramentas digitais. Jornalismo em base de dados.
Webjornalismo.
INTRODUÇÃO
A visualização de dados por meio de representações gráficas, estáticas ou interativas, ressalta a importância da união entre imagem e texto no intuito de melhor comunicar algo. Por dados compreendemos informação quantificada. Logo, a infografia em base de dados se apropria deste tipo de informação para a elaboração de infográficos, transformando dados em visualizações, a partir da manipulação dos mesmos através de softwares ou aplicações web.
A evolução das tecnologias da informação e o domínio crescente, por parte da sociedade, das tecnologias “multimídias”, possibilitam a produção de material informacional de forma ágil, dinâmica, em grande quantidade e com infinitas possibilidades de combinações e novos significados,