Aila Costa
Nome: Aila Pereira Gomes n°: 1
Série: 2° D
Matéria: Geografia
Índice
Introdução
Conteúdo
Conclusão
Bibliografia
Introdução
Conteúdo
O polo de irrigação mais desenvolvido do Vale está situado em torno das cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Os primeiros estudos para a implantação de projetos de irrigação foram efetuados na década de 1960, sendo que a SUDENE iniciou a instalação dos pioneiros Bebedouro e Mandacaru, com assentamento dos primeiros irrigantes em 1968. O Bebedouro foi posteriormente ampliado pela SUVALE e Codevasf e novos projetos foram implantados.
Ali encontram-se os perímetros Curaçá, Maniçoba, Tourão, Mandacaru, Senador Nilo Coelho e Bebedouro, com um total de 44.145 ha em operação, além dos projetos de Pedra Branca, Glória, Rodelas, Manga de Baixo, Apolônio Sales, Brígida, Icó-Mandantes e Caraíbas, do complexo Itaparica. Encontram-se em fase de implantação os projetos Salitre (1ª Etapa) e Pontal, com área total de 39.167 ha, sendo que já estão implantados 8.680 ha.
Os projetos Brejo de Santa Maria, Cruz das Almas, Pontal/Sobradinho e Paulo Afonso encontram-se em estudos prévios e de viabilidade, totalizando uma área de 77.130 ha, bem como pequenos projetos em ilhas da região. Compõem, ainda, esse polo os projetos de irrigação nas Ilhas do Submédio São Francisco, a Unidade de Difusão de Tecnologia e a Unidade de Transferência de Embriões de Arcoverde.
A região apresenta grande potencialidade para a aquicultura e dispõe da Estação de Piscicultura do Bebedouro. Os principais produtos e empreendimentos agrícolas e agroindustriais privados desse polo são:
Frutas, com destaque para uva: Agropecuária Lambrunie, Brasiluvas, CAJ-BA Cooperativa Agrícola de Juazeiro, Frutimag, Frutivale, Frutivita, Jofra Agrícola, Logos Butiá, Metaexport, Special Fruit, Timbaúba Agrícola, Vale das Uvas,