jornalismo
Desde seu nascimento, a imprensa, chamada de "quarto poder" (para além dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário), guardava tal função: a de garantir o pleno exercício dos direitos humanos. Talvez os canais televisivos e radiofônicos não tenham tanta consciência sobre o poder que detém sobre a opinião pública... Mas, como dizíamos no começo de nossa resposta, o mercado é promissor.
Ele exige mais que a qualificação adquirida durante a formação universitária - como é o caso de quase todas as formações. Espírito de investigação, audácia, disciplina para organizar informações e ética para divulgar ou não fontes e detalhes fazem parte do cotidiano do trabalho do jornalista. Dele é esperada uma formação que vai além das disciplinas cursadas na faculdade: o bom jornalista deve ter uma vasta cultura geral, adquirida pela busca de informações cotidianas em jornais, revistas, bem como pela qualificação da análise que pode fazer delas.
Notícias aparecem a toda hora. Fosse só por isso, poderíamos indicar que o mercado para o Jornalismo está sempre em alta. Considere, porém, que nos últimos 20 ou 30 anos os meios de comunicação de massa (jornais televisivos, revistas semanais) adaptaram-se às leis de mercado, o que relegou para segundo plano as grandes matérias, aquelas que desvendavam mistérios, que denunciavam "armações" ou indicavam caminhos para a melhoria da vida social.
Notícias aparecem a toda hora. Fosse só por isso, poderíamos indicar que o mercado para o Jornalismo está sempre em alta. Considere, porém, que nos