Colóides
Definição: É um tipo de mistura em que suas partículas dispersas apresentam um pequeno diâmetro, podendo ser átomos,moléculas ou íons.Seu tamanho, é significativamente menor do que aquelas que podem ser visíveis a olho nu,porém bem maiores quando comparados a uma molécula individual.Essas partículas são capazes de perpassar por um filtro, mas não por uma membrana sem´permeável. Elas são suficientemente grandes para refletir e dispersar a luz, o processo de dispersão é conhecido como Efeito de Tyndall.
Os coloides aplicados a Industria Farmacêutica:
Sol(ou Aerossol,Hidrossol ou Organossol)-Dispersão de um líquido em um gás.São utilizados na fabricação de creme dental,por exemplo,no qual seriam pastas formadas por um sistema viscoso de dispersões coloidas mais concentradas.
Emulsão e Microemulsão – dispersão de um líquido em um sólido ou em outro líquido.São utilizados para a fabricação de cremes, pomadas, xaropes(Na indústria farmaceutica), sendo aplicado também em outras áreas.
Gel – sólido de textura gelatinosa e elástica formado por uma dispersão coloidal, em que o disperso apresenta-se no estado líquido e o dispersante no estado sólido. São utilizados na fabricação de compressas e também,na fabricação do próprio gel de cabelo.Outro exemplo seria o álcool,que agora é vendido comercialmente na forma de gel, para evitar que as pessoas que possuem problemas de alcoolismo façam ingestão deste produto e até mesmo para diminuir o risco de incêndio.
Espuma- Sistema coloidal constituído de bolhas de gás muito pequenas dispersas em um meio líquido, como no caso da espuma de sabão, ou em um meio sólido, como a espuma de poli(estireno) conhecida como isopor.Aaplicação desse sistema coloidal está mais voltado a indústria alimentícia, como no caso da clara de ovo batida em neve, marshmallow e creme chantili.
Detergentes-Substâncias sintéticas com propriedades tensoativas, isto é alteram a tensão interfacial quando dissolvidas em um