Historia Literaria
Graduação Letras
Disciplina: Historiografia Literária
Prof. Dra. Marta
Nome: Fernanda Augusta Moraes Gorgulho Noronha Nogueira
Nome: Rafael Ferreira
História Literária e História da Literatura
Segundo Lanson, a história literária e a história da literatura não são sinônimas, entretanto possuem uma ligação e uma interdependência.
Dentro do contexto francês, a história da literatura é uma síntese, uma soma, um panorama, uma obra de vulgarização, e na maioria das vezes, não é uma verdadeira história, senão, uma simples sucessão de monografias sobre escritores em ordem cronológica, em um tipo de manual escolar ou universitário destinado ao público culto.
Por outro lado, a história literária, designa desde o final do século XIX, uma disciplina erudita ou um método de pesquisa aplicada à literatura moderna. Essa disciplina empreendeu trabalhos de análise e não validou qualquer síntese (história da literatura). Entretanto, ela se consagra à literatura como instituição, ou seja, essencialmente aos autores, aos movimentos, e às escolas e menos aos gêneros e às formas, recaindo na explicação genética baseada nos estudos das fontes. Assim, a história da literatura e a história literária são constituídas de uma grande história social da instituição literária na França ou de uma história completa da França literária.
A história literária tem ela mesma enquanto disciplina, em oposição à historia da literatura enquanto quadro. A hipótese central da história literária é que o escritor e sua obra devem ser compreendidos em sua situação histórica.
História Literária e Crítica Literária
Quando a História Literária foi instituída como disciplina universitária, ela queria se distinguir da crítica literária, essa qualificada como dogmática ou impressionista.
Tanto a história literária quanto a crítica literária designa o todo e a parte, e isso torna essa distinção confusa e