Ensaio de Compactação Relatório
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Na prática, muitas vezes o solo de um determinado local não apresenta as condições adequadas para a realização da obra de engenharia geotécnica, podendo ser pouco resistente sob a ação de cargas externas, ação de agua que percola, eventualmente pela sua massa, ou por ser muito compressível. Para a realização da obra, será necessário melhorar as propriedades de engenharia desse solo de acordo com suas especificações.
Sendo assim, a compactação é um processo no qual se visa melhorar as propriedades do solo garantindo certa homogeneidade, procedendo-se a eliminação do ar, diminuição no índice de vazios, permeabilidade e compressibilidade, melhorando assim a sua resistência e estabilidade.
Com a necessidade de técnicas de compactação e estudos relacionados, principalmente para construção de aterros, obras geotécnicas, Proctor (1933) publicou uma serie de artigos divulgando seu método de controle de compactação, baseado num novo método de projeto e construção de barragens de terra que estava sendo executado na Califórnia. Logo, sua metodologia provada eficiente, foi normatizada nos Estados unidos e depois no Brasil, em que sua execução segue a norma ABNT NBR 7182/86.
Este ensaio realizado em laboratório é o mais comum, e pode ser realizado em três níveis de energia de compactação, conforme as especificações da obra: Proctor normal, intermediário e modificado. Sendo que esses são utilizados, respectivamente, em sub-leito, sub-base e base.
A finalidade deste ensaio é obter a correlação entre o teor de umidade e o peso especifico seco de um solo com dada energia de compactação. Proctor resume sua metodologia na seguinte afirmação: “A densidade resultante na compactação de um volume de solo por meio da aplicação de uma energia depende do teor de umidade no instante da compactação”.
2. METODOLOGIA
O ensaio de compactação de DNER de Proctor Normal segue os padrões da ABNT pela NBR