resenha biblia-Êxodo, capítulo de 19 a 24
A obra toda se resume em Moisés levando o povo ao monte Sinai para que eles conheçam Deus, seu salvador. À partir daí, Moisés, sendo intermediário Dele, dita uma série de mandamentos que Deus criou com o objetivo de fazer os fieis obedecerem, como um sinal de gratidão. Dentre eles:
“Não pronunciarás o nome de Javé, teu Deus, em prova de falsidade, porque o Senhor não deixa impune aquele que pronuncia o seu nome em favor do erro. Lembra-te de santificar o dia de sábado. Trabalharás durante seis dias, e farás toda a tua obra. Mas no sétimo dia, que é um repouso em honra do Senhor, teu Deus, não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu animal, nem o estrangeiro que está dentro de teus muros. Porque em seis dias o Senhor fez o céu, a terra, o mar e tudo o que contêm, e repousou no sétimo dia; epor isso. o Senhor abençoou o dia de sábado e o consagrou. Honra teu pai e tua mãe, para que teus dias se prolonguem sobre a terra que te dá o Senhor, teu Deus.Não matarás. Não cometerás adultério. Não furtarás. Não levantarás falso testemunho contra teu próximo. Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu boi, nem seu jumento, nem nada do que lhe pertence.”(Bíblia,p.68 e 69)
É importante ressaltar que Deus, em momento algum, se apresentou ao povo, apenas à Moisés, seu principal intermediário e tinha o objetivo de mostrar sua grandeza e bondade, que podemos perceber quando Deus diz que seria bom e misericordioso com quem seguisse suas ordens e caso contrário, puniria os descrentes.
Apreciação:
Mesmo sendo o livro mais antigo da história, a Bíblia ainda tem muito valor atualmente e uma coisa não muda: cada um interpreta de uma maneira diferente, mas captam a mensagem por detrás dela, que tem o objetivo de, através dos Dez Mandamentos, por exemplo, nos tornar merecedores do paraíso. Creio que para ser merecedor dos céus, devamos,