Historia dos hebreus
A Historia Judaica é uma das mais fascinante da humanidade, Ela traça a trajetória de um povo que Deus escolheu para manifestação do Messias, o salvador do mundo. O povo judeu nasceu na Terra de Israel (Eretz Israel). Nela transcorreu uma etapa significativa de sua longa história, cujo primeiro milênio está registrado na Bíblia; nela se formou sua identidade cultural, religiosa e nacional; e nela se manteve ininterrupta, através dos séculos, sua presença física, mesmo depois do exílio forçado da maioria do povo. Nesta esta resenha, destacaremos o inicio e os principais períodos históricos dos judeus até os dias de hoje.
2. ETIMOLOGIA O nome Israel, que em hebraico significa aquele que luta com Deus, tem sua origem na passagem do livro do Gênesis (Gen 32:28), primeiro livro da Bíblia hebraica (Torá), na qual Jacó luta contra um anjo e recebe deste o nome de Israel. A nação fundada por Jacó é chamada de "Os Filhos de Israel", ou "israelitas". O primeiro registro histórico da palavra "Israel" vem de uma estela egípcia documentando campanhas militares em Canaã. Apesar disso, esta estela se refere a um povo que é datado a aproximadamente 1211 a.C.. Outros nomes rejeitados propunham Eretz Israel, Sião e Judéia.. O uso do termo "Israelita" para se referir a um cidadão de Israel foi decidido pelo Governo de Israel nas semanas imediatamente após a independência e anunciado pelo Ministro das Relações Exteriores Moshe Shertok. Em português, os habitantes do moderno Estado de Israel são denominados "israelenses" (no Brasil) ou israelitas.
2.1 Raízes históricas O nome Hebreus nunca aparece na Bíblia, exceto na boca de estrangeiros (Gn.39:14,17:; Ex.2:6; 1º Sm 4:6,9), ou na boca de um israelita que deseja se identificar com o estrangeiro (Gn.40:15; Ex.3:18; 5.3). Depois da guerra com os filisteus o termo caiu em desuso. Hebreu é uma derivação popular do nome de Heber (Gn.11:14-17). Isto