HEBREUS Historia
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho fala sobre o povo hebreu, mais concretamente um povo de origem semita, que se distinguiram de outros povos da antiguidade por sua crença religiosa, o termo hebreu significa "gente do outro lado do rio”, isto é, do rio Eufrates.
Nosso objetivo com este trabalho é especificar; origem, localização, conquista da terra de Canaã, organização social e politica, dominação estrangeira, êxodo, reis hebreus, os aspectos culturais, a religião, e curiosidades sobre o mesmo.
ORIGEM:
As origens do povo hebreu estão relatadas na bíblia em Gênesis no Antigo Testamento. Segundo a bíblia, os antepassados dos hebreus migraram para Canaã, depois do domínio da Palestina pelos romanos, vindos do norte da Mesopotâmia, estando estabelecida, anteriormente, na Baixa
Mesopotâmia.
São um povo com origem semita (vários povos da antiguidade) que se diversificaram de outros povos contemporâneos a eles por meio de uma crença religiosa monoteísta e por possuírem um líder religioso, Moisés.
Disse Javé: “Sai da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, e vem para a terra que te mostrarei. E eu te farei pai de um grande povo, e te abençoarei; tornarei célebre o teu nome, e tu serás bendito”. LOCALIZAÇÃO:
Os hebreus localizaram-se na Palestina, que é localizado entre o deserto da Arabia,
Libano e Síria. Essa região é atualmente ocupada pelo estado de Israel. O rio Jordão divide a região em duas partes: Transjordania e Cisjordania.
A CONQUISTA DE CANAÃ
A conquista de Canaã é de vital importância para a história judaica.
● Teoria da ocupação pacífica de Canaã- Essa teoria, defendida por Albrecht Alt, Martin Noth,
Manfred Weippert, Siegfried Hermann, Yohanan Aharoni e outros.
● Teoria da revolta – Essa teoria, defendida por George Mendenhall e Norman k. Gottwald, sustenta que o termo hebreu não se refere à um conjunto étnico , mas a uma situação de separação entre grupos de pessoas e a sociedade cananita. Mendenhal diz que camponeses revoltados