A historia dos hebreus
Ap. Neuza Itioka INTRODUÇÃO "O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados”. (Is 61:1) • Na versão NVI [Nova Versão Internacional] consta: "e libertação aos prisioneiros das trevas". • Na ARC [Almeida, Revista e Corrigida], na SBTB [Soe. Bíblica Trinitariana do Brasil], na EC [Edição Contemporânea da Ed. Vida], e na IBB [da Imprensa Bibl. Brasileira]: "e a abertura de prisão aos presos”. • Na NTL'- [Nova Trad. na Linguagem de Hoje1: "e a liberdade para os que estão na prisão." • Na NAS (New American Standard); "e liberdade para prisioneiros”. Portanto, o sentido é: ''a abertura da prisão para os que estão amarrados eu aprisionados”. Segundo Adam Clarke, "Não meramente uma abertura de prisões, mas significando todo tipo de libertação completa redenção".
"Proclamar liberdade aos prisioneiros". É a mais completa abertura de olhos para os que estão aprisionados, libertação da prisão os cativos que estão cegos nas trevas (Is 14:17; 35:5; 42:7).
“Tu vês muitas coisas, mas não as observas; ainda que tens os ouvidos abertos, nada ouves. Foi do agrado do SENHOR, por amor da sua própria justiça, engrandecer a lei e faze-la gloriosa. Não obstante, é um povo roubado e saqueado: todos estão enlaçados em cavernas e escondidos em cárceres; são oostos como presa, e ninguém há que os livre; por despojo, e ninguém diz Restitui”. (Is 42:2022).
"Prisão literal, ou na sua própria casa, de onde eles não ousavam sair pelo medo do inimigo. Apesar do favor imerecido de Deus ao seu povo, este caiu em miséria: cativeiro babilônico e assírio e a sua presente dispersão, devido ao descuido à lei divina. Aqui inclui a prisão espiritual." (Is 42:7) -- Jamieson, Fausset, and Brown Commentary.
O que Isaías quis dizer com abertura de prisão para os aprisionados? É no sentido literal?