trabalho ledi
Folha de rosto
E introdução Apesar dos avanços tecnológicos e científicos, estar em constante melhoria, os problemas éticos e sociais não estão apresentando os mesmos progressos, com uma certa despreocupação quanto a construção de um mundo melhor.
As virtudes do homem que estão presentes na transmissão do saber, como coragem e prudência, por exemplo, estão substituídos por necessidades pessoais, recursos e sucessos financeiros, esquecendo assim da busca pela melhoria do caráter do cidadão.
É através da educação que a comunidade consegue criar melhores formas de existência humana. Somos formados pelos costumes de nossa sociedade que nos educa para respeitarmos e reproduzirmos os valores propostos por ela.
Com o individualismo que começou a partir da idade moderna, resultou a idéias egoístas, sem uma ação voltada para os outros, originando pessoas com mentes “fechadas em si”, colocando seus interesses e necessidades próprias em primeiro lugar. O que esta gerando complicações sociais sem consciência dos problemas que pode causar a educação do futuro.
Segundo a filosofia Grega, cada ser trás dentro de si mesmo um conjunto de características permanentes que definem sua identidade, e, todo o seu modo de ser decorre dessa essência, cada individuo age de acordo com sua própria natureza. O homem ira direcionar suas ações a partir do conhecimento de sua natureza.
Os problemas éticos e sócias, que a sociedade vem convivendo nasce de um relacionamento entre pessoas com diferentes idéias, sobre determinados assuntos, ou seja, com uma natureza diferenciada, muitos com idéias egoístas e pensamento em si próprio.
Para Sócrates o interesse comum deveria ser levado em consideração, o compromisso deve ser com a verdade e com base nela agir de forma justa, todo individuo trás dentro de si um potencial de conhecimento, com dever a usar essa capacidade para a educação do homem ao longo de sua existência.
Portanto,