Resenha do livro, entenda a bíblia
STOTT, John. Entenda a Bíblia.
2ª ed. São Paulo:
Mundo Cristão, 2005, 259 p.
O autor desta obra é o escritor e pastor John Stott, que segundo Billy Graham, era o líder evangélico mais respeitado do mundo, e padrão de modelo para milhares de pastores e teólogos, na época em que publicou o seu livro. Escreveu cerca de 40 livros, e a cerca de vinte anos vinha ministrando palestras sobre a autoridade e a interpretação da Bíblia aos alunos do London Institute for Conteporary Christianity. É relatado de uma forma resumida, mas profunda, que a Bíblia é um livro diferente de qualquer outro, pois além dela ser mais pratica do que teoria, principalmente o NT revela a salvação ao homem através de Cristo Jesus que cumpriu toda a Lei e os Profetas do AT, para que tivéssemos a vida eterna.
A história de Deus e seu povo escolhido relatada pela bíblia, acontece em um espaço geográfico. O AT e o NV relatam espaços geográficos em quais os homens escreveram os relatos, e foram e tem sido palco para a manifestação gloriosa do agir de Deus através de cidades, estradas, montes, planaltos, mares, etc.
Para que venhamos a entender a bíblia sagrada como ela realmente é, a palavra de Deus, o autor destaca a importância de conhecermos não só a história relatada nos seus 66 livros, mas também o seu contexto histórico em geral. Conhecermos bem o antigo testamento primeiramente que relata de um modo profético o plano de Deus sobre a humanidade através da vinda do messias ao mundo, e depois também o novo testamento que relata o cumprimento deste plano com a instituição da igreja na terra, para a revelação de Deus sobre a salvação de todos os que se achegarem a Cristo. Deus falou e ainda fala através da bíblia toda, no antigo e no novo testamento, em nenhum momento os seus livros se