Resenha Behaviorismo Maria
INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
FACULDADE DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA
RESENHA DO IV CAPÍTULO DO TEXTO: BEHAVIORISMO, ANÁLISE DO COMPORTAMENTO E EDUCAÇÃO.
Belém/PA
2013
INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
FACULDADE DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA
CURSO: BACHARELADO E LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
Docente: VIRGINIO CARDOSO
DISCENTE:
MARIA DO CARMO GOMES DE SOUSA - 12190002801
Belém/PA
2013
CARRARA, K. Introdução à Psicologia da Educação: Behaviorismo, Análise do Comportamento e Educação, cap. IV, São Paulo: AVERCAMP Editora, 2007. p. 109-131.
O Behaviorismo é uma corrente de pensamento da Psicologia, “a ciência que estuda o comportamento do homem”, e tem em comum o comportamento como objeto de estudo, de maneiras diferentes de estudar ou de explica-lo. Para o Behaviorismo o comportamento é causa dos meios externos em que o individuo se encontra.
No texto sobre Behaviorismo de Kester Carrara, apresenta uma ”Análise do comportamento e Educação”, dando inicio ao texto Carrara cita o que considera o primeiro behaviorista Jonh B. Wattson, em 1913, que lançou um manifesto conhecido como a “Psicologia vista por um behaviorista”. O artigo propunha a substituição da consciência pelo comportamento enquanto objeto de estudo, ao mesmo tempo em que sugeria o uso da observação, em contrapartida à introspecção, como instrumento predileto de acesso as atividades humanas. Esse manifesto traça outro caminho à história da psicologia, influenciando outros setores que estudam o comportamento humano como nas teorias de aprendizagem, na personalidade e nas psicoterapias. Watson foi um dos pioneiros do behaviorismo metodológico. Depois dessa linha surgiu o behaviorismo radical, desenvolvido não como um campo de pesquisa experimental, mais sim uma proposta de filosofia sobre o comportamento humano, entre as várias referencias filosóficas seu principal autor foi