Resenha1
FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL – FAEF
Nome: Elisangela Cristina Prates
Disciplina: Metodologia Cientifica II
Curso: Psicologia 2º Termo
Data: 25/11/2014
RESENHA CRITICA: SOBRE O BEHAVIORISMO – CAPÍTULO II
SKINNER, B. F. Sobre o Behaviorismo. Editora Pensamento Cultrix- Ltda, São Paulo; Edição 07 , 2002 ; Autores VARGAS, E. e BULAN, B; Traduzido por Maria da Penha Villalobos (Professora e Docente do Departamento de Filosofia da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo).
O livro é constituído por vários capítulos, dos quais abordam temas diferentes , porém que se complementam , objetivando assim uma relação, ao qual o autor faz em sua obra, sobre o tema tratado no livro, em analogia com o behaviorismo de Skinner.
No capítulo dois que será abordado nesse texto, o autor se refere com o título “O Mundo dentro da pele”, que retrata informações como os tipos de sistemas nervosos ao qual ele subdivide-se, e informa também que eles podem ter evoluído, destaca os estímulos e as respostas em determinadas situações descritas por ele no texto.
No mesmo cap.II, o autor apresenta os tipos de comportamentos, que são divididos em seis partes, sendo eles: comportamento usual; comportamento provável; comportamento perceptivo; comportamento passado; comportamento encoberto e o comportamento futuro, que são explicados nessa obra as suas diferenças. E por fim apresenta informação referente, ao que influencia o comportamento das pessoas de acordo com o ambiente que ela se encontra, e como elas respondem aos estímulos desse mundo interior da pele citada pelo autor em seu livro.
Portanto, o autor mostra de forma clara e com exemplificações, uma grande quantidade de informações relacionadas ao comportamento e aos estímulos que o meio oferece e pode implicar em uma determinada resposta.