Behaviorismo, Resenha
Psicologia do ensino e da aprendizagem
Prof.ª lúcia Maria Caraúbas
Exercício:
Resenha crítica sobre “abordagens behavioristas sobre o ensino e a aprendizagem”
Fernanda Gomes
Recife, 2014
MONTEIRO, C. Abordagens behavioristas sobre o ensino e a aprendizagem. In: CHIARO, Sylvia Regina et al. Fundamentos psicológicos do ensino e da aprendizagem. Recife: Editora Universitária da UFE, 2012. Pág. 23-39.
. O capítulo “Abordagens behavioristas sobre o ensino e a aprendizagem” escrito por Carlos Eduardo Monteiro, do livro “Fundamentos psicológicos o ensino e da aprendizagem” traz a história do Behaviorismo e sua aplicação na sociedade. O autor inicia ressaltando o grande marco que a teoria behaviorista teve para a psicologia relacionada aos processos de ensino e aprendizagem e como abordará o tema por seções.
Segundo autor, o behaviorismo possui base epistemologia no empirismo e que dois grandes nomes influenciaram a metodologia experimental para os behavioristas, sendo eles Thorndike e Pavlov. Thorndike foi o pioneiro na utilização de experimentos com animais e através dos resultados adquiridos conclui que repetições de associações estimulo-resposta não são eficazes no processo de aprender. E Pavlov, com seus estudos (teoria do conhecimento clássico) forneceu elementos para discutir os fatores fundamentais na aquisição e modificação de comportamentos não somente de animais, mas também de seres humanos. Construindo com isso uma possibilidade de operacionalizar os estudos sobre aspectos psicológicos, como aprendizagem e os comportamentos humanos.
Quando vai explicar da fase inicial do behaviorismo, cita John Watson como fundador da Escola Behaviorista e o primeiro pesquisador dessa teoria. Watson defendia o estudo experimental dos comportamentos observáveis e afirmava que ao nascer, nós não herdamos quaisquer capacidades, traços ou predisposições mentais. A herança genética seria restrita