RESENHA Behaviorismo CONCLU DA
CURSO DE psicologia
Por
Suzana ribeiro
FICHAMENTO do Artigo: Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical
Resenha apresentada em cumprimento às exigências da disciplina Matrizes Teóricas – Comportamental/Cognitiva, ministrada pela professora Cíntia Craveiro no curso de graduação em Psicologia na Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.
Macaé, RJ
Setembro/2013
FICHAMENTO Fichamento do artigo “Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical” de Maria Amélia Matos, do Departamento de Psicologia da USP) do Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento. Trata-se de uma palestra apresentada no II Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental de Campinas, em outubro de 1993.
Temos estudado no texto que o Behaviorismo surgiu com a proposta da psicologia de ter como objeto de estudo o comportamento. O Behaviorismo é uma palavra de origem inglesa, que se refere ao estudo do comportamento, em inglês, ”Behavior”. Na Idade Média, a igreja explicava o comportamento humano pela existência da alma. Já no início do século os cientistas o faziam pela existência de uma mente. Ambas são posições essencialmente dualistas: o homem é concebido como tendo duas naturezas uma mental e uma física. Ao mesmo tempo em que essa alma ou mente causavam e explicavam o comportamento, esse comportamento era a única evidência desta alma ou desta mente.
No mentalismo, o acesso às idéias ou imagens se faria somente através da introspecção, que seria então revelada através de uma ação, gesto ou palavra.
É preciso destacar que os processos cognitivos são uma forma de animismo ou mentalismo, em suas origens.
O Behaviorismo surgiu em oposição ao mentalismo e ao introspeccionismo. Uma amiga teve uma experiência em clínica com a análise introspectiva segundo ela, a experiência não foi das melhores pois chegava-se ao consultório e após breves palavras era solicitado fazer