leitura de imagens sites fascistas
Leitura de imagens e designs de websites neofascistas
Com base no texto de Adriana Dias, esta parte do texto irá buscar apresentar o pensamento da autora quanto a apresentação dos sites, assim como suas imagens e slogans. Dessa forma, mostrando um panorama geral da construção do design dos sites neofascistas e suas propostas estéticas na disseminação da ideologia.
É interessante notar o quanto a estética foi peça fundamental para a disseminação dos pensamentos Nazista. O Líder da doutrina Nazista, ainda nos anos de 1930, era amante das grandes obras de arte clássicas e neoclássicas, difundindo assim, boa parte de seu pensamento nos parâmetros de beleza ocidental e tradicional. A beleza para Adolf Hitler era sinônimo de pureza e muito valiosa, sendo dessa maneira um personagem que marcou a história tanto pelas atrocidades cometidas pelo Terceiro Reich quantos pelos motivos que o impulsionaram a desenvolver tais ideias. Uma delas, sem dúvida, era a questão estética, e a partir do momento em que somente a raça ariana era considerada a raça pura e consequentemente a mais bela, todos aqueles que fugiam dos parâmetros físicos referentes a um ariano comum, era então excluído socialmente.
A partir desse tipo de pensamento foram desenvolvidas teorias científicas que justificavam o prejuízo social dos deficientes físicos e mentais para a comunidade alemã. Pensando dessa forma, os deficientes físicos e mentais, nunca atingiriam um grau de beleza física comparável aos arianos comuns. O desejo por uma beleza perfeita, e a formação de uma sociedade alemã coesa e padronizada, era tamanha que foi estabelecido uma nova conjuntura política, em que judeus, negros, ciganos e deficientes mentais ou físicos eram extintos da vida alemã.
Essas questões estéticas que permeiam o Terceiro Reich são importantes para compreender a lógica da estrutura social que é estabelecida no momento. A busca por beleza e a valorização da arte neoclássica são fundamentos