Resenha Skinner
FRANCISCO TRAJANO JUNIOR
RESENHA CRÍTICA
DOCUMENTÁRIO B.F SKINNER
JOÃO PESSOA/PB
Março
2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
CURSO DE PSICOLOGIA
RESENHA CRÍTICA
DOCUMENTÁRIO B.F SKINNER
Trabalho apresentado a profª. Sandra Helena Ramalho Mousinho Benevides, que leciona a disciplina de Teoria Cognitivo-Comportamental, para obtenção da nota do 1º Estágio do 6º Período do Curso de Psicologia do UNIPÊ.
JOÃO PESSOA / PB
Março
2013
ROTEIRO DO FILME
Ficha Técnica:
Nome do Filme: COLEÇÃO GRANDES EDUCADORES - B. F. SKINNER
Gênero: Documentário
Ano: 2007
Duração:
Autora: Maria Martha Costa Hübner é Doutora em Psicologia Experimental no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e Coordenadora de Pós-Graduação - PSE-IPUSP. Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia (quadriênio 2002-2005) e membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Psicologia.
Resumo:
O filme documentário fala sobre as de B. F. Skinner, que nasceu em 20 de março de 1904, na cidade de Susquehanna, Pennylvania nos EUA. Em 1922 estava concluiu o 2° grau e nesse mesmo ano ingressou na Universidade, no Hamilton College, em Clinton, New York. Em 1926, fez sua graduação em literatura inglesa. Após de formado, Skinner cogitou e ser escritor, mas em 1928 mudou de ideia e, optou pelo curso de pós-graduação em psicologia, no programa de Psicologia Experimental, na Universidade de Harvard. Em 1930 e 1931 obteve os títulos de Master e PhD. Continuou em Harvard até 1936, recebendo apoio financeiro para realizar pesquisas, depois foi residir em Minneapolis, onde foi outorgado a exercer as atividades de professor e de pesquisador na Universidade de Minnesota. Em Minnesota, Skinner pôde ensinar e pesquisar com liberdade o behaviorismo. Depois conhece Yvonne Blue em Minneapolis e, com ela se casa e tem duas