Resenha Crítica de Skinner: Ciência e Comportamento Humano
Resenha de Skinner:
Ciência e Comportamento Humano
Arapiraca-AL
2011
Resenha
O texto: Ciência e Comportamento de Skinner aborda o comportamento e como esse se relaciona com a educação. A educação estabelece comportamentos que são vantajosos para os indivíduos no futuro e atualmente. As agências educacionais utilizam técnicas de controle que condicionam ao indivíduo a preparação para situações futuras que são colocadas sob controle de seus estímulos.
A família possui semelhante função de uma agência educacional (instituição de ensino). A mesma utiliza reforçadores primários e condicionados para obter uma aprendizagem eficiente, ou seja, que supra a perspectiva da família, a qual favorece na realização escolar. Tais reforçadores podem ter conseqüências agradáveis ou desagradáveis, tudo depende de como se é aplicado.
A família utiliza meios econômicos para alcançar essa realização, de modo a manipular os sentidos dos indivíduos e direcioná-los a uma aprendizagem. Mas, para que não tenha resultado contrário o controlador deve cumprir o que foi dito, para que o controlado não se sinta enganado e então não consiga mais responder a esses estímulos positivamente. Já a escola condiciona ao indivíduo conhecimento profissional e social que utiliza reforçadores econômicos estimulando o mesmo a preparar-se melhor para o mercado de trabalho e um avanço no rendimento escolar.
O saber adquirido na educação é transmitido de maneira verbal, isso não quer dizer que a aprendizagem adquirida é apenas mecânica. As instituições educacionais também ensinam o indivíduo a pensar e a observar, sendo assim o saber torna-se num repertório do comportamento.
É conclusivo que o estímulo são instalações de comportamentos na instituição de ensino, os professores têm o poder de estimulação ao ritmo de cada aluno e os pais