Resenha Psicologia uma nova Introdução

800 palavras 4 páginas
Resenha: Psicologia Uma Nova Introdução
Psicologia: Uma (nova) introdução é um livro escrito por Luiz Claudio M. Figueiredo e Pedro Luiz Ribeiro de Santi, publicado pela primeira vez em 1991, pela Educ – Editora da PUC-SP. A obra traz uma visão histórica da psicologia como ciência, desde os primórdios e os projetos até os dias atuais, com sua atuação profissional e visão cultural.

Os autores descrevem o caminho percorrido para a psicologia se tornar uma ciência independente, trazendo uma visão panorâmica e crítica. Segundo o livro, a psicologia ganhou um território próprio somente a partir de meados do século XIX, se destacando no ensino e na pesquisa e com a existência do psicólogo.

Para acontecer o surgimento da psicologia, os autores comentam que existiram algumas precondições culturais, como a experiência da subjetividade privatizada, na qual o homem sente que suas sensações são próprias, originais, incomunicáveis. Com as crises sociais e a quebra de tradições culturais, o homem perde seus referenciais e descobre que é responsável pelas suas próprias decisões e passa a crer na liberdade.

Com o desenvolvimento da modernidade e sua crise, percebeu-se que o homem não é tão livre e tão diferente de outras pessoas como imaginava, ajudando a formular e entender o que está por trás das experiências. A psicologia surgiu, então, para compreender o comportamento humano, os projetos de previsão e controle científico.

Os conhecimentos da Filosofia e dos pesquisadores da época ajudaram na visão da psicologia como uma ciência. Ao mesmo tempo em que o cientista se via na condição de dominar a natureza, criou-se a crença da objetividade, para a obtenção de um conhecimento verdadeiro e o entendimento e dominação da subjetividade.

A obra cita alguns projetos de psicologia como ciência independente, como o Projeto de Wundt, o projeto de Titchener, a psicologia funcional, o comportamentalismo, a psicologia da Gestalt, o behaviorismo radical de Skinner, a

Relacionados

  • RESENHA PSICOLOGIA UMA NOVA INTRODUÇÃO
    523 palavras | 3 páginas
  • resenha do livro uma nova introdução da psicologia
    442 palavras | 2 páginas
  • Resenha crítica - "Psicologia: uma (nova) introdução
    1935 palavras | 8 páginas
  • Resenha critica psicologia uma nova introducao
    1682 palavras | 7 páginas
  • resenha crítica do livro "Psicologia uma nova introdução"
    362 palavras | 2 páginas
  • Resenha do livro Psicologia: Uma (nova) Introdução, de Luís Cláudio Figueiredo
    742 palavras | 3 páginas
  • Resenha do livro: Psicologia uma (nova) introdução-Precondições socioculturais para o aparecimento da psicologia como ciência no século XIX
    583 palavras | 3 páginas
  • direito
    1032 palavras | 5 páginas
  • mnjiknkn
    636 palavras | 3 páginas
  • ciência e profissão
    9262 palavras | 38 páginas