Resumo Cerrado MT
O Cerrado é reconhecido como a região com savanas mais rica em vida no planeta, importante fonte de água e palco de belezas naturais incomparáveis;
Sua característica é a vegetação esparsa com árvores baixas, retorcidas e de casca grossa, fonte de culturas e paisagens de surpreendente exotismo e rara beleza com alto potencial turístico e econômico.
É um bioma árido e bastante seco durante parte do ano, mas extremamente rico em biodiversidade. São mais de 100 mil espécies de plantas, muitas delas medicinais e endêmicas. É no subsolo do cerrado mato-grossense que brotam os rios formadores das principais bacias hidrográficas do país a Amazônica e a Platina. Nascem em Mato Grosso os rios Paraguai, Araguaia, Tapajós, Xingu, Guaporé, dentre outros. Por isso, passou a ser chamado de "Estado das Águas".
O cerrado de Mato Grosso é uma ótima opção para quem quer recarregar as energias em meios a paisagens belíssimas com cavernas, grutas, serras, corredeiras, cachoeiras e muitas trilhas, além de sítios arqueológicos.
Fotos: Cachoeira Véu das Noivas e o Mirante; cartões postais da Chapada dos Guimarães/MT.
Introdução
Podemos encontrar a vegetação de cerrado, principalmente, na região centro-oeste do Brasil, ou seja, nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Está presente também nas seguintes regiões: oeste de Minas Gerais e sul do Maranhão e Piauí.
Infelizmente, em função do avanço da agricultura nesta região, principalmente de soja, o cerrado vem diminuindo de tamanho com o passar dos anos. O crescimento da pecuária de corte também tem colaborado para a diminuição deste tipo de vegetação. Ambientalistas afirmam que, nos últimos 50 anos, a vegetação do cerrado diminuiu para a metade do tamanho original.
Características do Cerrado:
- presença marcante de árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte;
- as raízes destes arbustos são profundas (propriedade para a busca de água em regiões profundas do