Bolsa Família
Evanete Soares da Cruz¹
Leicy Lucas de Miranda Vitório²
¹Estudante do Curso de Serviço Social do Centro Universitário de Várzea Grande –
UNIVAG. Email: evanete005@hotmail.com
²Professora Orientadora. Email: leicyvitorio@hotmail.com
RESUMO:
O presente resumo de conclusão do curso examina o Programa Bolsa Família (PBF) enquanto uma das estratégias utilizadas na Proteção Social dessas famílias, analisando sua eficiência no combate à pobreza no município de Chapada dos Guimarães-MT, no âmbito do CRAS – Flor do Cerrado, ligado a Secretaria Municipal de Assistência Social, privilegiando a análise das condicionalidades estabelecidas pelo Programa no enfrentamento à pobreza. Aborda ainda, questões relacionadas à inserção dos programas de transferência de renda no Sistema Brasileiro de Proteção Social e sua prevalência nos dias atuais como mecanismo de enfrentamento à pobreza. As condicionalidades no desenho do Programa Bolsa Família objetivam incentivar as famílias beneficiárias a acessarem os serviços sociais básicos do município o que impactaria de maneira positiva sobre sua condição de pobreza. Através do Estágio Supervisionado foi possível desvelar a realidade vivida pelas famílias em vulnerabilidade social beneficiaria do Programa Bolsa Família.
Palavras-chave: Proteção Social; Bolsa Família; Estágio Supervisionado; CRAS.
INTRODUÇÃO
Este trabalho analisa o Programa Bolsa Família entre proteção e a “desproteção” social de seus beneficiários em Chapada dos Guimarães-MT, em relação às condicionalidades1 postas pelo Programa Bolsa Família, identificando fatores que facilitam e dificultam este processo.
O Programa Bolsa Família (PBF), criado pelo governo federal em outubro de 2003, tem como objetivo instituir um programa nacional de transferência condicionada de renda às famílias pobres, pautado notadamente na gestão