resenha crítica do livro "Psicologia uma nova introdução"
Uma visão histórica da psicologia como ciência.
Autores: Luís Claudio M. Figueiredo/ Pedro Luiz Ribeiro de Santi. - EDUC- Editora da PUC- SP.
O livro nos retrata uma visão sucinta da história da psicologia como ciência em ordem histórica, consecutivamente cronológica. Ao contrário de outras obras que retratam a história da psicologia, esta obra não nos remete muitos detalhes aos tempos da filosofia ocidental e sim parte do período após esse período raiz, apresentando assim uma história da psicologia mais direta e contemporânea.
Inicialmente a obra nos apresenta o ponto inicial do reconhecimento da psicologia como ciência, a visão de atuação da psicologia em áreas que antes eram estudadas por outras ciências, pelo fato da filosofia, desde sua antiguidade, anexar os estudos da psicologia como conceitos de outras áreas, tais como, medicina e fisiologia. Em seguida a obra nos dá uma ênfase nos processos e desenvolvimentos das ideias que levaram a psicologia a conquistar o seu espaço, ainda não era ciência! Mais já havia provado que existia uma área que poderia ser desmembrada de outras ciências e aprimorada pela psicologia.
Após esse período de comprovação de que a psicologia teria espaço e conteúdo para ser considerado ciência, se iniciou os estudos e aprofundamentos nas áreas que agora eram identificadas como conceitos da ciência da psicologia. Se inicia os movimentos estudantis com o alemão W.Wundt que é considerado o pioneiro da formulação de um projeto da psicologia como ciência, fundando a primeira instituição de ensino destinada a lecionar os conceitos da psicologia e formando inúmeros psicólogos. Muitos alunos de Wundt abandonaram esses estudos e foram procurar conceitos mais superficiais, consecutivamente mais pobres e vazios. Porém muitos alunos deram seguimento nos estudos de Wundt, entre eles se destaca Titchenner que foi quem trouxe esses estudos para os EUA. A partir daí, foi se criando várias linhas de