Ler e compreender os sentidos dos textos
1691 palavras
7 páginas
Cada um dos nove capítulos apresenta de forma simples e didática, as principais estratégicas que os leitores tem a sua disposição. Conforme mencionam Koch e Elias, na introdução do volume, para "estabelecer uma ponte entre teorias sobre texto e leitura, está aqui considerado a habilidade de compreensão/interpretação de textos, e praticas de ensino" (p.08). Nessa perspectiva, a leitura é assumida como "uma atividade interativa altamente complexa de sentidos, que se realiza evidentemente com base nos elementos linguístico presentes na superfície textual e na sua forma de organização, mas requer a mobilização de um vasto conjunto de saberes no interior do evento comunicativo" (p.11). Em cada capitulo do livro, são discutidos fenômenos ou objetos de estudo do texto, bem como seus desdobramentos para as atividades de leitura. Sistema de conhecimento e processamento textual, contexto, intertextualidade, referenciação, sequenciação textual e gênero textual são alguns desses fenômenos ou objetos de estudo.
Resumo do Capítulo 1 – Leitura, texto e sentido – Ler e compreender: os sentidos do texto / Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias – 3ª. Ed. – São Paulo: Contexto, 2009.
Concepção de leitura
O que é ler? Para que ler? Como ler? Evidentemente, as perguntas poderão ser respondidas de diferentes modos, os quais revelarão uma concepção de leitura decorrente da concepção de sujeito, língua, de texto e de sentido que se adote.
Foco no autor
Sobre essa questão, KOCH (2002) afirma que à concepção de língua como representação do pensamento corresponde à de sujeito psicológico, individual, dono de sua vontade e de suas ações.(...) O foco da atenção é, pois, o autor e suas intenções, e o sentido está centrado no autor, bastando tão –somente ao leitor captar essas intenções.
Foco no texto
Nessa concepção de língua como código – portanto, como mero instrumento de comunicação – e de sujeito como (pré)determinado pelo sistema, o texto é visto como simples