Ler e compreender os sentidos do texto
Nesta obra tem como objetivo apresentar, de forma simples e didática, as principais estratégias que os leitores têm à sua disposição para construir um sentido que seja compatível com a proposta apresentada pelo seu produtor.
Ler e compreender os sentidos do texto é proposto, conforme mencionam Koch & Elias, para estabelecer uma ponte entre teorias sobre texto e leitura – esta aqui considerada a habilidade de compreensão/interpretação de textos – e práticas de ensino. Tal desafio anunciado é que diferencia o texto focalizado das demais publicações, evidenciando, portanto, o desenvolvimento progressivo das investigações sobre leitura, que, no tocante ao volume, é originário dos estudos teóricos da linguística.
A autora KOCH aborda a leitura de uma forma mais profunda explorando a construção dos sentidos, a estrutura do texto e as diversas formas de leitura. Para ela a concepção e língua como representação do pensamento correspondem à de sujeito psicológico, individual, dono de sua vontade e de suas ações, ou seja, o sujeito tem uma representação mental e quer que o leitor capte as suas intenções, idéias e emoções através do texto, da maneira que foi idealizada pelo autor. Por sua vez, o sujeito determinado, “assujeitado” pelo sistema, é caracterizado pela ausência dessa representação mental.
Baseada nisso a autora relata que a leitura é a atividade de captação das idéias do autor, sem se levar em conta as experiências e conhecimentos do leitor, ou seja, o autor escreve suas idéias e intenções no texto, e o leitor as capta adquirindo informações para si. Na concepção de língua como código, como um instrumento de comunicação entre o autor e o leitor, e de sujeito como predeterminado pelo sistema, podemos considerar o texto como um produto codificado pelo autor e decodificado pelo leitor, que para entender basta saber o código utilizado, que no caso seria as letras de seu alfabeto.
Neste caso, o ato de ler