Ler e compreender os sentidos dos textos
Os Sentidos dos
Textos
Concepção de leitura A concepção fala sobre a importância da leitura em nossas vidas, principalmente na escola, o quanto é importante incentivar a criança e o adolescente a ler sempre. Capacidade de entender um texto escrito. O significado de um texto não está na soma de significados das palavras que o compõem, durante a leitura de uma mensagem escrita, o leitor deve raciocinar e inferir de forma contínua, captando significados que não aparecem diretamente no texto.
Foco no Autor
Fazer com que a pessoa entenda esta idéia da mesma forma que foi mentalizada. A leitura representa a captação da idéia do autor, que tem como intenção fazer com o que o leitor dirija sua atenção ao que o autor deseja.
Foco no Texto
O foco no texto nada mais é que seguir regras. Entender o sentido das palavras, a estrutura do texto.
Foco na Interação do Autor-texto-leitor
Tem a língua como estrutura. É fazer com que o leitor foque no texto, entendendo o sentido das palavras e o nexo lógico do texto.
A interação: autor-texto-leitor
A leitura é a atividade de produção de sentido. O leitor faz um trabalho ativo de compreensão e interpretação a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o autor, de tudo que sabe sobre a linguagem.
Estratégias de leitura
Dar sentido e significado ao que se esta lendo. Seleção, antecipação, e verificação. Para dar sentido ao que lê, o leitor precisa processar, criticar, contradizer ou avaliar a informação que tem diante de si.
Objetivos da leitura
É entender de pronto o objetivo da leitura. São os objetivos do leitor que vão orientar o modo de leitura e de entendimento em maior ou menor tempo.
Leitura e produção de sentido
Se o leitor entendeu a lingüística do texto, o que o texto quis passar, a intensidade, duração e qualidade do que se estava lendo.
Leitura e ativação do conhecimento
É um sentido para o texto. Conhecer o texto, lugar social