resenha :avaliaçao educacional em tres atos
CAMPOS PROFESSOR ANTONIO GEOVANNI ALVES DE SOUSA
CURSO: DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA BLOCO VI
DISCIPLINA: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
PROFESSORA: Mª DO PERPETUO SOCORRO SANTANA CASTELO BRANCO
Avaliação Educacional em Três Atos
Deynna Katiuce
Mª Eliete Sousa
Depresbiteris, Léa. Avaliação educacional em três atos. 3ª ed. - São Paulo: Editora SENAC São Paulo,2004.
Léa Depresbiteris Pedagoga. Mestre em tecnologia educacional na área de avaliação pelo Instituto de Pesquisas Espaciais de São José dos Campos/SP. Doutora em ciências da educação na área de psicologia escolar pela Universidade de São Paulo (USP). Mediadora no Programa de Enriquecimento Instrumental, níveis I e II, pelo International Center for Enhancement of Learning Potential (Icelp), Israel. Consultora de projetos educacionais e da área da saúde. Docente em programas de formação de professores.
A autora destaca a avaliação com três atos, ou seja, o julgamento da avaliação, os conhecimentos básicos e necessários para que nos alunos passarmos lidar com a avaliação em uma abordagem construtivista.
No primeiro ato que e um julgamento de uma pessoa entre acusações e dessas, de acordo com sua vivencia escolar a ré tentar se defender diante das varias situações que ela passou ao ser avaliada ao longo de sua vida escolar.
A testemunha de defesa aborda as funções da avaliação de acordo com alguns autores: diagnostica, formativa e somática que possibilitam um acompanhamento da aprendizagem do aluno, mas para isso é necessário que o aluno conheça os critérios que são relevantes a sua avaliação, levando em conta sua dificuldades. Ainda há varias concepções sobre a avaliação de alguns estudiosos que são importantes para se discutir as varias visões sobre a avaliação.
No segundo ato a autora apresenta conhecimentos básicos e que são importantes para quem lidar com avaliação. Clélia a personagem desse segundo ato se mostra interessada em uma vaga