PRINCIPAIS MOVIMENTOS CULTURAIS DAS DÉCADA DE 60
Década de 60 foi o período de tempo entre primeiro de Janeiro de 1961 e 31 de Dezembro de 1970.
VISÃO GERAL
Representou, no início, a realização de projetos culturais e ideológicos alternativos que foram lançados na década de 50.
A década de 60 pode ser dividida em duas etapas:
1960 até 1965 - marcada pelas manifestações sócio culturais e também o entusiasmo da luta do povo.
1966 até 1968- revela as experiências com drogas, revolução sexual e os protestos juvenis contra a ameaça de endurecimento do governo.
Foi início de uma grande revolução comportamental com o surgimento do feminismo e os movimentos civis em favor dos negros e homossexuais.
Podemos destacar também os movimentos de Contracultura que está diretamente relacionado ao movimento de comportamento de Hippies. (Festival de Woodstok)
A cultura dessa época foi impulsionada e espelhada na década anterior, a de 50, na qual o mundo todo se encontrava em mudança cultural nos mais variados grupos sociais.
PRINCIPAIS MOVIMENTOS
1. O MOVIEMENTO TROPICÁLIA
Foi um movimento de ruptura que sacudiu o ambiente da música popular e da cultura brasileira entre os anos de 1967 e 1968.
O tropicalismo deu um histórico passo à frente no meio musical brasileiro, eles procuraram universalizar a linguagem da MPB.
As ideias tropicalistas acamaram impulsionando a modernização não só da música, mas também da própria cultura nacional.
O movimento durou pouco mais de um ano e acabou reprimido pelo governo militar.
2. JOVEM GUARDA
Movimento que mesclava música, comportamento e moda (não possuía canho politico.). Foi influenciado pelo rock da época.
Estilos- Masculino: Inspiração no Elvis, blusão de couro, topete, jeans, motos e lambretas que passavam uma imagem de rebeldia ingênua.
Feminino: Minissaias, olhos maquiados.
3. FEMINISMO
PRIMEIRA ONDA
Período extenso de atividades feministas que ocorreram durante o século XIX e XX no Reino Unido e nos Estados Unidos, com