RESENHA CRITICA AVALIAÇÃO EM TRÊS ATOS
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM TRÊS ATOS.
Léa DepresbiterisPETROLINA
2014
RESENHA
DADOS GERAIS
DISCIPLINA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
ALUNO (A) PERÍODO 7º DE PEDAGOGIA
ANÁLISE DO TEXTO
DEPRESBITER. Léa Avaliação educacional em três atos;3.Ed. São Paulo;editora SENAC São Paulo;2004
PALAVRAS- CHAVES DO TEXTO (NO MAXIMO 4 PALAVRAS)
Avaliação Professores E CREDENCIAIS DA AUTORA RESUMO DO TEXTO (p.1)
Léa Depresbiteris Pedagoga. Mestre em tecnologia educacional na área de avaliação pelo Instituto de Pesquisas Espaciais de São José dos Campos/SP. Doutora em ciências da educação na área de psicologia escolar pela Universidade de São Paulo (USP). Mediadora no Programa de Enriquecimento Instrumental, níveis I e II, pelo Internacional Center for Enhancement of Learning Potential (Icelp), Israel. Consultora de projetos educacionais e da área da saúde. Docente em programas de formação de professores.
No Ato 1 a autora relata uma audiência no tribunal em que uma testemunha é interrogada contra a ré que é a avaliação. A testemunha relata que sempre teve medo de ser avaliada tanto na vida escola quanto na profissional. Com a forma de avaliação ela se sentia ameaça e punida pelos professores que marcou toda sua vida, principalmente na área profissional. A segunda testemunha fala sobre as funções da avaliação que é diagnóstica, formativa e somativa. A função diagnostica permite detectar a existência ou não de pré-requisitos para que se efetue a aprendizagem, a formativa consiste no fornecimento de informações que orientarão na melhoria dos desempenhos dos estudantes durante o processo, para evita problemas. Já função somativa implica fornecimento de informações a respeito do valor final do desempenho do educando.
No Ato 2 fala sobre Clélia que desejava muito obter o cargo de técnica na equipe de avaliação daquela instituição educacional. Ela estava se preparando para fazer a prova de um concurso publico e tinha que saber todos os assuntos em menos um mês.