derivadas
Com características totalmente especiais, os painéis de MDF permitem operações de usinagem e produção antes só possíveis com a madeira maciça. Sua utilização nos segmentos de movelaria e construção civil vem crescendo ano a ano, provando sua superioridade em relação a alternativas antes utilizadas. Sua versatilidade de uso e de trabalho vem ganhando cada vez mais mercado e dando aos usuários a possibilidade de explorarem novas formas e o desenvolvimento de novos produtos cada vez mais sintonizados com o consumidor final.
Origem e História
MDF é a sigla internacionalmente utilizada para referir "Medium Density Fiberboard" que podemos traduzir como "Chapa de Fibras de Madeira de Média Densidade".
Trata-se de um produto derivadoda madeira, produzido à partir das suas fibras aglutinadas por uma resina sintética.
Comparativamente a outros produtos derivados da madeira, a distribuição uniforme da fibra em toda a sua espessura permite operações de usinagem precisas, sem prejuízo na qualidade da superfície daí resultante.
O MDF standard está cada vez mais a ser usado com sucesso para a fabricação de Tampos de mesa, painéis de portas e frentes de gavetas com topos moldados ou superfícies perfiladas.
As superfícies bem acabadas do MDF permitem uma excelente base para acabamento: envernizado ou laqueado, ou para revestimentos com painéis decorativos, lâmina de madeira ou PVC. Sendo um material estável com boa maquinabilidade e elevada resistência, o MDF propicia boas oportunidades de utilização em alternativa à madeira maciça, em aplicações mais sensíveis tais como laterais de gavetas, perfis para molduras ou quadros de espelhos.
Com o MDF, consegue-se tingir e envernizar, laquear ou revestir com lâmina de madeira usufruindo da sua excelente maquinabilidade e boas performances no lixamento e acabamento.
Gamas de Espessuras
Finos: A tecnologia da fabricação de MDF já permite a prensagem de