RESENHA ARTIGO FÍSICA
Pesquisa em ensino de física
Resumo
O autor viabiliza o aprendizado da disciplina de física nas séries iniciais pelo simples motivo de que as crianças nessa fase passam por curiosidades relacionadas ao conceito de elementos e substâncias. Através de experimentos a compreensão se torna mais eficaz quando a linguagem técnica utilizada para o ensino da disciplina seja simples e claro, direcionando o efeito pela causa.
1.Introdução
Segundo o autor, o ensino de física relacionado ao ensino de ciências biológicas é de maneira sucinta apropriada para o ensino em séries iniciais através da abordagem técnica que existe no ensino das ciências. Implica diretamente a questão do descaso apresentado pela pesquisa nos momentos em que as crianças recebem informações e conteúdos da disciplina de ciências, mas por outro lado os professores não se atentam a importância de desenvolver o conceito científico para que a partir daí surjam as descobertas biológicas. É questionável, porém havendo o ensino científico coerente com a série não apresenta uma recusa, muito pelo contrário, pois levar as crianças para uma aula de laboratório para trabalhar experimentos já é feito por muitos professores, a questão é aprofundar a pesquisa para o entendimento do ensino da física. Neste pensamento, esclarece o fator de entendimento real e mental para a apropriação da proposta de ensino apresentada para as séries iniciais.
Diante de situações de estágio da operação concreta
Pode-se dizer que neste processo a criança amadurece o irreal para real, ou seja! Inicia uma observância de todos os fatores que podem levar uma substância ou elemento a transformação por meio de uma ação ou reação, (causa e efeito) que se desenvolve ao pensar e refletir com ênfase ao elemento a ser estudado. Quando se viabiliza em um todo a questão da reação a apropriação se torna real, fica explicitamente clara e objetiva, então os experimentos acontecem.
Diante da união da