fisica
JÚLIO NUNES MACHADO
RESENHA: HISTÓRIA DA FÍSICA E CIÊNCIAS AFINS
ALAGOAS
JUNHO – 2014
JÚLIO NUNES MACHADO
RESENHA: HISTÓRIA DA FÍSICA E CIÊNCIAS AFINS
Trabalho apresentado ao professor Fábio Zanetti da disciplina de Projetos Integradores 2 da turma do terceiro período, do turno Vespertino do curso de Física – Licenciatura.
UFAL
ALAGOAS – 30/06/2014
Resenha sobre:
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 4, 4601 (2009) www.sbfisica.org.br História da Física e Ciências afins
Galileu, Descartes e a elaboração do princípio da inércia
Resumo: É apresentada no artigo uma reconstituição histórica do desenvolvimento do principio da inercia, indo de Aristóteles até Descartes, dando uma concepção não só do desenvolvimento desde princípio mas da física e da ciência como um todo.
Resenha:
O artigo apresenta a princípio a história do desenvolvimento científico, e de que forma se deu esse desenvolvimento de uma forma geral, e mostra a importância e a magnitude que tais mudanças trouxeram, transformando a forma do pensamento humano até então.
O artigo então começa a falar da física aristotélica que até então era muito arcaica, mas mesmo assim um grande salto para uma transformação de pensamentos, formando uma ciência, com características qualitativas, e o estudo da realidade sendo percebida pelos sentidos. As ideias de Aristóteles permaneceram até o século XIV, até um inglês franciscano Guilherme de Ockham, questionar Aristóteles, e fazer certas reformulações nas ideias de Aristóteles, e a sua filosofia se transmitiu aos estudiosos da Universidade de Paris. Outro estudioso Jean Buridan também reformulou algumas ideias.
Chegou então em Copérnico que feriu o coração do pensamento físico-cosmológico de Aristóteles, com sua teoria heliocêntrica, por que era relacionado à questão de como o movimento da Terra afetaria