alienação
Uma planta para crescer necessita de luz a partir do sol, dióxido de carbono a partir do ar, água e sais minerais, incluindo nitrogênio a partir do solo. Mas uma planta faz muito mais do que simplesmente crescer, aumentando de tamanho. Seu desenvolvimento é bastante complexo.
Os principais fatores internos que regulam o crescimento das plantas são químicos, como os hormônios vegetais, que são substâncias orgânicas que desempenham várias funções importantes na regulação do crescimento. Os fatores externos também são essenciais, como luz, temperatura, comprimento do dia e gravidade.
A fisiologia vegetal estuda os mecanismos pelos quais as plantas crescem, se desenvolvem, percebem e interagem com o ambiente em que estão inseridas.
Nutrição
A fotossíntese pode ser assim resumida:
6CO² + 6H²O Luz/clorofila C
Os carboidratos sintetizados nesse processo podem ser transformados em outros compostos orgânicos com auxílio dos sais minerais absorvidos do solo e usados no crescimento ou como fonte de energia para as células da planta.
Influência da luz
Na ausência da luz a planta realiza apenas respiração consumindo oxigênio. De dia ela realiza tanto respiração como fotossíntese. A medida que a intensidade luminosa aumenta ao longo do dia a velocidade da fotossíntese também aumenta. Chega-se a um ponto em que todo oxigênio que a planta consome na respiração está sendo produzido pela fotossíntese: é o ponto de compensação luminosa ou de compensação fótica.
Para haver crescimento é necessário que a planta receba intensidade luminosa acima do ponto de compensação. Dessa forma a fotossíntese supera a respiração e eva a um excedente de substâncias orgânicas e ao crescimento vegetal.
Algumas plantas conseguem viver com baixa intensidade luminosa: são as plantas de sombra (umbrófitas ou umbrófilas)
Se algumas espécies de plantas de sombra são expostas