Resenha - alfabetização e letramento
Natan Toigo dos Santos ¹
CABRAL, Kalina Silva Gonçalves¹; JUNIOR, Pedro de Oliveira².Alfabetização e/ou letramento jurídico.Exercício de cidadania e uma concepção de formação acadêmio-profissional .jus Navigandi,Teresina ,ano 16,n.2922,2 jul, 2011.
¹- Pós-graduada em Gestão Educacional, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, e Pós-graduanda em Direito Civil e Processo Civil, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bacharela em Direito, pela Universidade Potiguar, e Licenciada em Pedagogia, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Atua como Conciliadora do 6º Juizado Especial Cível - Unidade Móvel do Trânsito - Natal/RN, e exerce o cargo de Auxiliar de Secretaria do mesmo Juizado.
²- Pós-graduado em Gestão Educacional, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, e Pós-graduando em Direito Civil e Processo Civil, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bacharel em Direito, pela Universidade Potiguar. Atua como Coordenador dos Agentes Judiciários de Proteção da 1ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Natal/RN. http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2010/09/taxa-de-analfabetismo-cai-18-em-cinco-anos-no-brasil-mostra-pnad.html Inicialmente, estaremos esclarecendo o significado de alfabetização e do letramento jurídico ou letrado jurídico, e qual a sua importância para o acadêmico-profissional, ou acadêmico jurídico em desenvolver a pratica dos meios demonstrados em tela. Alfabetização é uma coisa bem diferente de letrado, mas com uma simples explicação poderemos entender. Primeiramente o texto compara a alfabetização em relação ao alfabetizado, pois bem alfabetização relaciona o ato de alfabetizar, criar a partir de uma ação o entendimento de códigos da nossa escrita como as letras, palavras, frases e números, fazer do outro aprender a ler e escrever, ter o entendimento básico desse emaranhado de palavras, isso se constitui em alfabetizar, por sua vez esta localizada na