resenha alfabetização e letramento
O Presente artigo pretende levantar alguns aspectos à temática alfabetização e letramento. O texto reúne alguns aspectos a respeito do que é ser um cidadão alfabetizado e o que é ser letrado .
PALAVRA-CHAVE: Alfabetização, letramento, cidadania.
Introdução
A proposta deste artigo é poder mostrar o nosso ponto de vista em relação ao termo alfabetização. Trazendo alguns dados do senso e algumas definições da UNESCO sobre o termo e ,partindo destes dados, fazer alguns questionamentos à respeito do que é ser realmente alfabetizado. Além disso tentar esclarecer o significado do termo letramento, um novo conceito que surgiu a pouco tempo .
Alfabetização
Houve várias concepções de Alfabetização ao longo do tempo, para responder às necessidades da sociedade. A concepção inicial era a de ensinar a ler e a escrever, ou seja, apenas passar os rudimentos (códigos) da língua escrita para as pessoas, que a partir de então eram consideradas alfabetizadas. Mais tarde, com a industrialização passou a ser exigido que os trabalhadores tivessem no mínimo o conhecimento da língua escrita, sabendo transformar os sons das palavras em sinais e como dar sons aos Sinais (códigos) que viam. As concepções da alfabetização como estão sendo vistas é uma forma de saciar as necessidades do momento histórico em que está se vivendo apenas os privilegiados da época tinham o conhecimento da formação subseqüente do indivíduo com o seu papel de cidadão. A UNESCO na década de 50 define o que é alfabetização : “O alfabetizado é uma pessoa capaz de ler e escrever, com compreensão, uma breve e simples exposição de fatos relativos à vida cotidiana”.
Já na década de 60, a UNESCO se deu conta de que apenas passar o código da linguagem não era suficiente, pois as pessoas não aprendiam realmente, elas apenas decoravam e