Resenha 2
Para alguns, esse distanciamento pode soar como um aspecto negativo das políticas. Mas vale ressaltar que é quase impossível o texto permanecer o mesmo do início ao fim. O autor fala que o que falta mesmo é um mecanismo pelo qual a consideração do contexto pode influenciar ou guiar a formulação do texto.
Para exemplificar isso, o texto utiliza como exemplo a constituição dos Estados Unidos, esta por meio das emendas se adequou as mudanças do tempo e não resistiu a elas. A leis que ela possui podem ser reinterpretadas e aplicadas de uma maneira diferente pelo judiciário. Essas transformações são essenciais para que a instituição permaneça vital e com seu significado.
Sendo assim, uma política representada como peça uniforme de texto e precisa ser aplicada em todos os contextos nega a importância do contexto. As realidades não podem ser apenas observações, mas experimentadas e interpretadas.
Peirce define ponto pragmático assim: ‘’ Considere quais efeitos, que podem concebivelmente possuir origens práticas, concebemos que o objeto de nossa concepção possui. Então, nossa concepção desses efeitos é o total de nossa concepção do objeto.’’ Para ele só conseguimos entender os fenômenos por meio dos efeitos que eles possuem no mundo prático. O esquema pospositivista-empírico diz que a realidade é a soma total de nossas observações. Para Peirce, nós sempre estamos tentando compreende-la da melhor forma. O pragmático é um realista no sentido de que não nega a existência de uma realidade objetiva, mas nega que possamos compreender a realidade em sua complexa totalidade. O pragmatismo encontra-se entre o universo empírico e