ROMANTISMO
Nome: Hiago Costa Serafim n°: 7 1°C
Índice
Introdução......................................3
Poesia............................................4
1°Geração......................................4
2°Geração......................................6
3°Geração......................................7
Prosa..............................................10
José de Alencar..............................10
Manuel Antônio de Almeida............11
Conclusão.......................................12
Introdução
O Romantismo no Brasil ficou marcado por poetas e romancistas como Manuel Antônio de Almeida, Castro Alves, José de Alencar, Alvares de Azevedo e Gonçalves Dias. A nossa poesia ficou marcada por três gerações, a Indianista, Ultrarromântica e Condoreira, o Romance fica marcado por José de Alencar que podemos classifica-las em quatro linhas temáticas: Urbano, Indianista, Regional e a Histórica.
Poesia
1°Geração- Indianista- Gonçalves Dias (1823-1864)
Características:
A geração indianista se caracterizou pela idealização do índio e pela valorização da natureza brasileira, tendo seu ponto mais alto na obra do maranhense Antônio Gonçalves Dias, que foi o autor dos Primeiros cantos em 1864.
Biografia:
Antônio Gonçalves Dias foi jornalista, poeta, advogado e teatrólogo. Nasceu em Maranhão. Em Portugal estudou Direito na Universidade de Coimbra e participou da “Gazeta Literária” e de “O Travador”, começando a tratar do romantismo. Nesse período ele escreveu uma de suas obras mais conhecidas, “Canção do Exílio”.
Sua inspiração para seus escritos românticos era Ana Ferreira Vale. Dias acaba se casando com Olímpia da Costa, mas quatro anos depois se separa.
Pela sua importância na literatura nacional, Gonçalves Dias é patrono da cadeira nº 15 da ABL, fundada por Olavo Bilac. E versos do seu principal poema, “Canção do Exílio”, estão no hino nacional: “Nossos bosques têm mais vida” / “Nossa vida” no teu seio “mais amores”.
Obra: