Resenha 2 Estágio II
Trabalho entregue à Profª. Rosângela Salviano como requisito PARCIAL de avaliação (AV1)
DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO E SUPERVISIONADO DE PORTUGUÊS II.
CURSO: Letras
UNESA – Campus João Uchôa
RJ / 2º SEM. 2013
I - Referência
1. WEBER, Demétrio. Redação nota mil do ENEM terá que passar por banca de doutores - especialistas dirão se o texto é mesmo de excelência; mudança deve valer já para 2013. O GLOBO, 22 mar. 2013. Caderno País, pág. 6. Argentina leva prêmio de Língua Portuguesa.
2. FERREIRA DOS SANTOS, Joaquim. A Redação do ENEM. O GLOBO. Segundo Caderno, pág. 10.
Síntese
Texto1
O artigo aborda a questão polêmica que gira em torno da correção das redações do ENEM. O Ministro da Educação anunciou que haverá mudança nas Redações que inicialmente receberam nota mil, serão obrigatoriamente analisadas por uma comissão de especialistas, formada por doutores, para verificar se os textos são de excelência dos textos. Além disso, aponta para o fato de uma aluna argentina ganhar o prêmio de Língua Portuguesa, concorrendo com alunos brasileiros.
Texto 2
Sem querer, os estudantes na redação do Enem fizeram a melhor crítica literária da relação do país com sua maneira de ler, escrever e reconhecer mérito.
II - Autores
Demétrio Weber, jornalista, especializado em assuntos de relacionados à notícias, entrevistas, estatísticas sobre as políticas do governo federal, estadual, municipal para as universidades, escolas públicas e privadas, contribuindo com suas reportagens no jornal O Globo.
Joaquim Ferreira do Santos, escritor e jornalista, nasceu no Rio de Janeiro (RJ). Trabalhou como repórter, crítico de música e show na revista "Veja" durante mais de 10 anos. Foi editor das revistas "Domingo" e "Programa", do "Jornal do Brasil". Em 1991 foi editor executivo do jornal "O Dia", além de cronista e colunista do jornal "O Globo".
III - Resumo dos artigos
1. Redação nota mil do ENEM terá que passar por